Connect with us

Anápolis

Faculdades aderem ao ensino digital durante a quarentena

O método que consiste em aulas através da internet é diferente do sistema EAD

Por Wanessa Lopes

Mesmo a modalidade sendo recomendada pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, pelo menos 38 universidades federais do país não aceitaram a ideia. Segundo dirigentes e professores, essa orientação mostra o desconhecimento da realidade das salas de aulas das faculdades.

Em Anápolis, algumas instituições aderiram ao método e têm conseguido ministrar os conteúdos através de plataformas digitais, com recursos de vídeo aula, salas de reuniões online e e-mails.

Embora muita gente faça confusão entre ensino digital e ensino EAD, existe entre eles uma diferença bem grande.

Para o professor Reinan de Oliveira Cruz, assessor da direção executiva da Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA), o ensino digital não exige toda uma plataforma montada e especializada como na modalidade EAD. “O que difere é que o professor continua dentro do horário de aula, porém numa plataforma, lecionando e aplicando novos conteúdos”, complementa Reinan.

Já o ensino EAD conta com toda uma estrutura voltada para o ensino a distância. Nesse método, o professor não leciona a aula em horário normal de aula. Um tutor é quem faz o acompanhamento dos alunos e as salas de aulas têm limite determinado, já que são online.

Com toda essa mudança, era de se esperar que muitos alunos e até mesmo professores encontrassem dificuldades para se adaptar. “Eu tenho professores na instituição que têm vinte anos de quadro negro, e essa pessoa teve que se adaptar, se moldar para o digital”, atesta o professor Reinan.

Além das dificuldades com a adaptação, existe também uma questão de disciplina que deve ser montada para que os estudos continuem fluindo com bom aproveitamento. É necessário criar uma rotina como se você estivesse indo para a instituição. Segundo Reinan de Oliveira, o hábito de se arrumar assim, faz com que o aluno se adapte mais rápido ao processo. “Se vista, se arrume como se você tivesse que ir à sala de aula”, brinca ele.

Se você quer entender mais sobre essa diferença, a equipe da FAMA publicou em seu blog um artigo com todos os esclarecimentos. Para conferir basta clicar aqui .

A Faculdade FAMA está atendendo todos os alunos e tirando todas as dúvidas através do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico). Quem tiver qualquer dúvida sobre aulas, provas e financeiro, pode entrar em contato através do 3310-0063.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque