Connect with us

Saúde

Vacinação de gestantes, doentes crônicos e motoristas termina dia 08

As unidades foram abertas na terça-feira, dia 05 e terminam a etapano dia 08, sexta-feira. O atendimento é de oito às 11 da manhãe, das13às 16:30

Por Redação

Depois de dois dias de vacinação em sistema drive-thru para a segunda fase da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde abre, agora, 17 salas de imunização contra a gripe em unidades de saúde e na Faculdade FAMA (veja lista em anexo). O objetivo é alcançar grupos prioritários como gestantes, motoristas urbanos e caminhoneiros, pessoas com doenças crônicas (segue a relação no fim do texto) e portuários.

As vacinas estarão disponíveis nestes locais de 5 a 8 de maio, das oito às 11da manhã e de 13 a 16:30 horas. “Houve um grande alcance com as estratégias adotadas, mas há, ainda, pessoas que não possuem carros, ou então, que não puderam participar do esquema de drive-thru. Tudo foi pensado para se evitarem aglomerações”, explica o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Júlio César Spíndola.

Para a vacinação, existem algumas exigências. Motoristas e caminhoneiros devem comparecer comdocumento pessoal juntamente com crachá contracheque ou carteira de trabalho que comprove vínculo ou carteira de habilitação C, D ou E (motoristas de aplicativos e táxi não estão contemplados neste grupo). As grávidas poderão se vacinar em qualquer período gestacional.

Pessoas com doenças crônicas devem apresentar relatórios ou laudos médicos e exames que comprovem a enfermidade, lembrando que os mesmos poderão ser antigos (não serão aceitas caixas de medicamentos); portuários precisam levardocumentos pessoais juntamente com comprovação de vínculo (crachá, contracheque ou carteira de trabalho).

Até o momento, 135,5% dos idosos já foram imunizados, superando a previsão; 95,78% dos profissionais da área da saúde; 59,54% das gestantes; 5,7 mil pessoas com doenças crônicas; 1,7 mil profissionais que atuam em forças de segurança e salvamento; e 2,5 mil caminhoneiros, também, receberam o imunizante.

Nova fase

A partir do dia 09 de maio, será a vez de crianças de seis meses a cinco anos de idade; puérperas (mulheres pós-parto); adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência; povos indígenas e os professores de escolas públicas e privadas.A primeira fase foi marcada pela vacinação de idosos e profissionais de saúde. Devido à pandemia do coronavírus foram utilizadas estratégias como imunização em domicílio, drive-thru e salas de vacinas em unidades específicas.

Também, foram feitas ações para a vacinação de grupos que integram a segunda etapa como caminhoneiros em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SEST/SENAT. Já para osprofissionais das forças de segurança e salvamento comobombeiros, policiais, dentre outros, a imunização aconteceu nas próprias corporações a que pertencem. A vacinação contemplou, ainda, os motoristas do transporte coletivo. Também entraram nesta fase a população carcerária e os funcionários do sistema prisional.

Vacinação

Data: de 5 a 8 de maio
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h30
Locais:
Parque dos Pireneus
Jardim das Américas
Jardim Arco Verde
Residencial Arco-Íris
Bairro Calixtolândia
Vivian Parque
Vila Fabril
Jardim Suíço
Conjunto Filostro Machado
Bairro JK
Bairro Santo Antônio
Setor Industrial Munir Calixto
Bairro São Carlos
Bairro São Lourenço
Bairro das Bandeiras
Adriana Parque
Faculdade Fama

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque