Connect with us

Anápolis

Covid – 19: Primeiro caso é confirmado em Anápolis

Nove casos seguem suspeitos e resultados serão divulgados esta semana. Novas ações de prevenção e controle no Município serão publicadas

DA REDAÇÃO

Confirmado o primeiro caso positivo do coronavírus em Anápolis. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Naves em entrevista coletiva à imprensa no final da tarde desta segunda-feira, 16. Trata-se de uma mulher que 69 anos que esteve recentemente na Itália e está em isolamento domiciliar.

“Agora mudamos de nível em relação ao coronavírus. Já estamos realizando várias ações preventivas e de controle e agora publicaremos uma nova portaria mais restrita com o objetivo de proteger a nossa cidade”, disse o prefeito.  “Precisamos ainda mais da compreensão de toda a população sobre medidas de prevenção contra o coronavírus”, frisou.

Além da nova publicação – que vai constar no Diário Oficial do Município ainda hoje – Naves informou que ainda nesta segunda-feira vai se encontrar com o governador Ronaldo Caiado pra juntos discutirem estratégias contra avanço da doença.

Participaram ainda da coletiva o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, a médica infectologista da rede municipal, Deborah Mota, e a gerente de Epidemiologia da Prefeitura de Anápolis, Mirlene Garcia, que acompanham todos os casos suspeitos na cidade.

Atualmente são nove pessoas que estiverem recentemente em países da Europa e nos Estados Unidos e estão em isolamento domiciliar. As amostras já foram coletadas e os resultados serão divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Goiás (Lacen) nesta semana.

Mirlene Garcia explicou que, sobre o caso confirmado, a Vigilância Epidemiológica foi notificada pelo laboratório da rede privada que realizou o exame. “A própria pessoa procurou um laboratório privado e fez o exame. Ressaltando que, por ser um laboratório validado pelo Ministério da Saúde, não há necessidade de contraprova”, explicou.

A gerente ainda ressaltou que, de imediato, a equipe se deslocou até a residência da paciente e já iniciou o trabalho de rastreamento de todos os familiares. “Iniciamos a categorização de todos os contatos diretos, vamos rastrear o vôo, companhia aérea, grupo de viagem e todos os dados necessários sobre o caso”, disse.

A infectologista Deborah Mota também comentou que todo o histórico da paciente será levantado e todas as informações analisadas. “É importante saber de todos os detalhes. Lembrando que uma pessoa com o vírus pode contaminar até três”, afirmou.

A médica aproveitou para ressaltar a necessidade de atender a todas as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, Estado e Município. “É fundamental que a população atenda a esse chamado de proteção e cuidado”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque