Connect with us

Educação

A tecnologia presente na educação

A nova estratégia é fazer com que os alunos sejam mais ativos em sala de aula

Por Wanessa Lopes

Não é de hoje que vivenciamos um avanço tecnológico que a cada dia que passa ganha os espaços mais improváveis do nosso dia a dia.

Dessa vez, a sala de aula foi a contemplada para mais uma façanha derivada da convergência midiática.

Já foi – se o tempo em que os alunos eram simplesmente ouvintes e seres passivos em uma sala de aula. Com os avanços progressivos da tecnologia, hoje temos feiras de ciência e tecnologia em várias escolas espalhadas pelo país, sem contar os festivais onde alunos desenvolvem projetos e podem ser premiados por isso.

Mas enquanto as feiras são uma realidade distante para alguns, alunos da rede municipal e estadual de ensino pode hoje contar com a ajuda das redes sociais, para melhorar a aprendizagem e a dinâmica das aulas em sala.

Estamos falando de um método antigo que agora com a convergência voltou com tudo e az o maior sucesso nas redes. O podcast.

O uso dessas tecnologias inovadoras permite ao professor e ao aluno, terem uma interação melhor, podendo o aluno interagir de uma forma mais espontânea nas aulas. Dessa forma, o professor não fica apenas escrevendo no quadro, ou revisando exercícios, mas pode aprender também com os alunos como manusear tais plataformas, e juntos melhorar a qualidade do ensino todos os dias.

O Podcast

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Dessa forma, você pode escolher sobre que tema quer escutar e aprender.

Anápolis

Na última quinta-feira (05), 60 professores da rede municipal de ensino de Anápolis, se reuniram para um workshop, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento trouxe o seguinte tema: Como educadores podem usar a tecnologia para melhorar a aprendizagem dos estudantes?

A responsável pela palestra foi a jornalista e professora, Letícia Jury. Segundo ela, é fundamental levar isso para as escolas. Pois vivemos em um mundo tecnológico onde temos acesso à tecnologia o tempo inteiro. Uns com mais acesso e outros com menos, mas todos nós somos impactados direta ou indiretamente. Temos que nos apropriar desse meio para obtermos resultados diretos ligados ao cotidiano dessas crianças e adolescentes”, disse.

Além da palestra, os professores participaram de oficinas de produção de vídeo e podcast. A ação foi dividida em dois períodos, sendo os dois realizados no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope).

Segundo a diretora de Planejamento, Controle, Tecnologia e Inovação da Semed, Eva Cordeiro, o investimento em novas maneiras de entregar o conhecimento é fundamental para que a rede de ensino se mantenha atualizada. “Estamos em constante evolução. As mídias sociais não têm limites, os influenciadores conversam o tempo todo com nossas crianças, e precisamos levar essa evolução para a sala de aula. O professor só tem a ganhar, e os alunos mais ainda”, frisou Eva.

Com informações do site da Prefeitura Municipal

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque