Connect with us

Economia

O que o dólar tem a ver com o seu bolso?

Por Wanessa Lopes

Pessoas que viajam o mundo, empresários, economistas e investidores, estão sempre acompanhando os caminhos que o dólar percorre em relação ao real.

Mas, por que devo me preocupar com a alta do dólar se moro no Brasil? A resposta é simples. O custo de quase tudo o que consumimos é influenciado pelo preço da moeda americana.

Até mesmo o rádio que transmite uma programação é precificado em dólar, pois o Brasil não é fabricante da maioria das tecnologias que estamos acostumados a utilizar no dia a dia. Isso faz com que o preço das coisas sobe, pois a maioria delas são importadas.

Quando se trata da alta do dólar, cada pessoa é afetada de maneira diferente, uns ganham, outros perdem, e o que vai influenciar isso são fenômenos que acontecem pelo mundo.

Segundo o professor e economista Márcio Dourado, as pessoas tem aversão ao risco. O que isso significa? Que todas as vezes que é possível notar uma possível crise no mundo, elas irão repatriar seus investimentos para algo mais seguro. Isso explica porque o dólar tem tido tanta alta nos últimos meses.

Talvez alguém se pergunte se não existe um valor ideal para o dólar, mas a verdade é que é necessário manter o equilíbrio. Ele não deve estar alto demais, nem baixo demais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque