Connect with us

Anápolis

Serviço de limpeza pública é reforçado durante as chuvas

Com mais de 370 bairros, serviços sazonais serão otimizados pela Prefeitura de Anápolis

DA REDAÇÃO

Em todos os dias úteis existem 20 equipes espalhadas pela cidade de Anápolis para fazer remoção de entulhos, poda de gramas e roçagem de terrenos, sobretudo, públicos para que o município seja mantido limpo. Elas são distribuídas por regiões – e seguem um sentido anti-horário, de acordo com o mapa geográfico da cidade. Para se ter ideia, em 2019, foram retirados 60 toneladas de entulhos e roçados mais de 500 mil metros quadrados.

A equipe de remoção de entulhos trabalha com limpezasmais pesadas de lotes ou áreas públicas ou privadas. Nesses casos, englobam mobílias, eletrodomésticos e restos de construção. Para se ter ideia, na quinta-feira, 30, as equipes passaram pelos Bairro São Carlos, Santa Clara, Jardim Progresso e Vila Norte. “Nós temos também o Programa Coleta Legal, que é feito por agendamento telefônico, no qual pegamos móveis e eletrodomésticos na casa das pessoas”, explica o gerente de Limpeza Urbana, Yan de Castro. Para tanto, basta ligar no 156 ou 3902-1687.

Em período chuvoso, as gramas chegam a crescer até dois centímetros por dia. Por isso, Yan ressalta que a prioridade da roçagem mecanizada são as áreas públicas, já que a responsabilidade da área privada é do proprietário. “Aos poucos estamos conscientizando a população de que cada um deve fazer sua parte”, diz. Os tratores possuem sistema de GPS e, na mesma quinta-feira, passaram pelo Residencial Granville, Bairro de Lourdes, Jardim Palmares e Residencial Bela Vista.

Em caso de denúncia, seja na postura pelo 3902-1339 ou via Ministério Público, o proprietário de um lote com mato alto será notificado. “Ele tem até 30 dias, dependendo de cada caso, para fazer a limpeza”, diz o gerente de posturas, Jeremias Vidal. Em caso de descumprimento, o valor da multa é de R$ 1,5 mil. Caso a Prefeitura realize o serviço, o valor é de R$ 0,51 por metro quadrado – que será cobrado no carnê do IPTU. 

Filosofia


Anápolis possui mais de 370 bairros e o sistema de roçagem e poda de grama é feito em uma espécie de rodízio anti-horário, de acordo com o mapa da cidade, priorizando os bairros. Yan explica que, com o novo contrato que possivelmente passa a vigorar em fevereiro, será feito mudança de volume de equipes de acordo com a sazonalidade. “Em período de chuvas teremos mais equipes de roçagem nas ruas e, na estiagem, mais de caminhões pipas”, explica.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque