Connect with us

Rádio Imprensa

Redução de 15% dos homicídios em Anápolis

Seguindo a tendência nacional, o município de Anápolis também apresenta dados positivos na queda no número de homicídios, foi o terceiro ano consecutivo de redução

Por Priscila Marçal

Pelo terceiro ano consecutivo, Anápolis registrou queda no número de homicídios. Foram 100 casos registrados em 2019, 15% menos que em 2018. Os dados são do Grupo de Investigação de Homicídios, da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Anápolis.

Em todo o país tem-se registrado queda nos números de homicídios. No Brasil a redução foi de 22%. O governo de Goiás também anunciou redução no índice, 21%. Os índices em Anápolis foram anunciados pelo delegado Vander Coelho Júnior, durante entrevista à Rádio Imprensa FM. “A delegacia que investiga os crimes de homicídio em Anápolis está mais estruturada, a quantidade de investigadores foi reforçada. Associada a isso, estão os investimentos do Estado em Segurança Pública. Tudo isso contribuiu para a redução dos números”, comemora o delegado, que ainda lembra que pico nos números de assassinatos foi em 2016, 195 casos. Se comparado a esse ano, em 2019 a redução foi de praticamente 50%.

E os números continuam a cair. Janeiro registrou 4 assassinatos neste ano, em 2019 foram 12 mortes, uma redução de mais de 30%. “Tudo indica este ano será o 4º consecutivo a registrar queda nos números de mortes violentas”, afirma o delegado. Para alcançar esta meta, mais investimentos são anunciados pela Polícia Civil. Na próxima semana será inaugurada a nova sede da instituição, na BR-101, próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). “Nesta nova sede estarão juntas as delegacias especializadas em crimes violentos: homicídios, narcóticos e crimes contra o patrimônio; os crimes investigados por essas delegacias estão correlacionados, estando as três juntas as investigações podem ser agilizadas, contribuindo para mais reduções nos índices desses crimes”, explicou.

Homicídios em Goiás

O Governador Ronaldo Caiado, juntamente com o Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, anunciaram nesta semana a redução do número de homicídios aqui no Estado. A queda foi de 21,8% se comparado a 2018. O que chama atenção é que a meta do governo era de reduzir em 8% esses números em 2019, praticamente triplicou-se a expectativa.

Homicídios no Brasil

O Brasil teve uma queda de 22% no número de mortes violentas registradas nos nove primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 30.864 mortes violentas, 8.663 a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2018. O país tem registrado a maior queda no número de homicídios nos últimos 11 anos, segundo a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número de assassinatos, porém, segue alto. A média nacional é de quase 5 mortes a cada hora.

Confira na íntegra a entrevista concedida pelo delegado Vander Coelho Júnior, do Grupo de Investigação de Homicídios, ao Jornalismo da Rádio Imprensa FM:

Vander Coelho Júnior, delegado
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque