Connect with us

Anápolis

Prefeitura instala barreira ecológica em Córregos

Córrego das Antas recebe primeira estruturação para a contenção de resíduos sólidos; mais 10 serão instaladas em outros cursos hídricos da cidade

DA REDAÇÃO

Agora Anápolis tem mais uma ferramenta na luta contra a poluição dos cursos de água. Na manhã desta terça-feira, 26, a Prefeitura instalou a primeira estrutura de contenção de resíduos sólidos no Córrego das Antas, nos fundos do Terminal Rodoviário, e próximo à Avenida Fayad Hanna. A ação faz parte do programa Barreira Ecológica, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que vai contemplar outros rios como João Leite, Jurubatuba, Catingueiro, Caldas e Reboleira.

A barreira foi confeccionada com galões de plástico – feitos com material reciclável –, uma rede e uma corrente na base, para dar sustentação à estrutura. Com 15 metros de comprimento, ela foi afixada às margens do Antas em formato de arco, para aumentar a área de contenção. “É importante destacar que ela é superficial, para barrar a passagem do lixo, mas sem riscos para os peixes”, explica Jakson Charles, secretário municipal de Meio Ambiente. Ele lembra ainda, que o local escolhido para instalar a barreira é de fácil acesso, permitindo o recolhimento periódico dos dejetos. “E o melhor é que parte dele, as garrafas pet, por exemplo, será usada para reciclagem”, completa.

O recém-lançado programa Barreira Ecológica é uma iniciativa do município que, assim, amplia suas frentes de trabalho. Paralelamente, a Prefeitura desenvolve ações de educação ambiental, sobretudo com crianças de até seis anos de idade, e enfrenta o descarte irregular de lixo com projetos como o De Olho no Meio Ambiente, que fiscaliza, orienta e multa quem descumpre a lei. 

Parceria


Grupos como o GPA e o Guardiões do Cerrado são parceiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas iniciativas de preservação. “Estamos unidos nessa ação já que o desenvolvimento da cidadania e as causas sociais e ambientais estão entre as nossas principais preocupações. Esperamos que as pessoas se conscientizem e que, em breve, nem precisemos mais de barreiras como essa”, diz Patrícia de Albuquerque Sobreira, presidente do Grupo de Escoteiros Bernardo Sayão, outro parceiro da Prefeitura. A entidade, sem fins lucrativos, existe há 58 anos e conta hoje com 176 integrantes.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque