Connect with us

Anápolis

Unidos contra o aedes aegypti

Ação conjunta já foi realizada no Bairro Novo Paraíso, Adriana Parque e Setor Jandaia

DA REDAÇÃO

Unindo forças. É assim que a Prefeitura de Anápolis trabalha contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta semana, as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Fazenda – esta última por meio da Diretoria de Postura – se juntaram para realizar ações de prevenção e combate.

O objetivo é promover a limpeza em locais onde é feito descarte incorreto, além de residências onde há acúmulo de lixo. São áreas e terrenos que recebem todo tipo de entulhos e objetos que, além de poluir o meio ambiente, se tornam criadouros do mosquito. “Por isso a presença da Postura para notificar essas ações incorretas”, conta a gerente de endemias, Patrícia Godói. Também são colocadas tampas provisórias em caixas d’água que são encontradas abertas.

Um exemplo é uma área no Bairro Novo Paraíso, que recebeu um verdadeiro mutirão de limpeza. “Infelizmente, é visto pela população como um lixão a céu aberto”, conta Patrícia Godói. Mas se depender da comunidade local, a fiscalização será rígida. A dona de casa Nalva da Silva Pereira comemorou a limpeza na região e deu o recado: “vamos ficar vigiando pra não deixar ninguém jogar nada”.

Participação

Segundo a gerente de endemias, a participação e fiscalização da comunidade são essenciais para evitar o descarte em vias públicas. “Não é só cuidando da sua casa, a população deve nos ajudar cuidando da cidade”, pontua. Além do Novo Paraíso, o mutirão já aconteceu no Adriana Parque e no Setor Jandaia (confira o cronograma abaixo).

Em Anápolis, as ações de combate são permanentes e, diariamente, mais de 700 agentes de endemias e comunitários de saúde, além de parceiros como a Ala 2, percorrem os bairros e vão de casa em casa orientar sobre o combate ao mosquito.

Para acabar com o mosquito, é necessário o engajamento de toda a população. Desde os cuidados básicos como não deixar água parada até o apoio ao trabalho dos agentes. “Sem o envolvimento da população é impossível obtermos um resultado positivo e determinante contra o Aedes”, destacou Patrícia Godói.

Confira o cronograma do mutirão de limpeza:

25/11 – Jardim Santa Cecília e Bairro São Joaquim

26/11 – Vila Norte

27/11 – Jardim Arco Verde

03/12 – Vivian Parque

04/12 – Vila União

05/12 – Jardim Primavera

10/12 – Parque Residencial das Flores

11/12 – Jardim Esperança

17/12 – Polocentro

18/12 – Setor Industrial Munir Calixto

19/12 – Conjunto Filostro Machado

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque