Connect with us

Anápolis

Semana da Consciência Negra tem programação até sábado

O evento valoriza a memória do povo negro e discute questões culturais e étnicas

DA REDAÇÃO

Uma semana para celebrar as conquistas da população negra, com ênfase no combate ao preconceito e à desigualdade. Em parceria com a Prefeitura de Anápolis, o Coletivo Resistência AfroCerrado, Mestre Zulu, Coletivo Abadá e Batalha do Ipiranga realizam a Semana da Consciência Negra entre os dias 17 e 23 de novembro, em diferentes pontos da cidade. Dentro da programação haverá atividades como capoeira e batalhas de rimas, palestras, oficinas e saraus. “O objetivo do projeto é dar voz, resgatar raízes e prestigiar os trabalhos da comunidade negra em Anápolis.”, aponta um dos organizadores, Lehi Souto.

Entre as atrações artísticas, está a apresentação do Circuito Dércio Marques (Dandô), que realiza sua terceira apresentação na cidade. O artista mineiro Marcelo Taynara traz em seu trabalho as raízes africanas e indígenas, indo até referências do Clube da Esquina, composto por músicos como Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant e que lançou cinco álbuns, passou por importantes festivais brasileiros. Na quarta-feira, 20, haverá oficina de congada e a apresentação será na quinta-feira, 21.

Entre os debates propostos durante a semana está o 1º Fórum Social Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social de Anápolis, que abordará temas como a formação de um Conselho Municipal para a promover os debates da igualdade racial e a proposta de uma rede de atendimento psicossocial, voltado principalmente para comunidades de periferia. Acontecerá também uma palestra com a jornalista e mestranda em antropologia social, Wynne Carneiro com o tema “Negritude, identidade e representação: um olhar enegrecido nos museus”. 

Homenagens


Na noite de ontem, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores em homenagem a mais de 15 militantes do movimento negro e as personalidades de destaque na cultura, esporte e literatura.“É preciso dar voz para quem realmente vive essa luta diariamente e ouvir com atenção tudo o que a comunidade negra tem a dizer”, aponta a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

Parceria


A Semana da Consciência Negra conta ainda com o apoio da Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, e também de Cultura, Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama), Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Confira as próximas atividades:

20 de novembro – quarta-feira
Local: Auditório da UEG Jundiaí
16horas – Oficina de Congada com Marcelo Taynara
19horas -1º Fórum social Pró-igualdade Racial e Inclusão Social de Anápolis
Temas:
– Conselho de promoção à igualdade racial
– Rede de afeto propondo parceria psicológica para os jovens da periferia  

21 de novembro – quinta-feira
Local: Associação Cultural e Artística de Anápolis (ACAA)
19horas – DANDÔ – Circuito de música Décio Marques com Marcelo Taynara

23 de novembro – sábado
Local: Estação Ferroviária de Anápolis
Horário:  16horas
Palestra com Wynne Carneiro
Tema: “Negritude, identidade e representação: um olhar enegrecido nos museus”
Palestra com Jairo Alves Leite e Cinara Itagiba Leite
Tema: Brasil Angola: Língua portuguesa um patrimônio histórico
Logo em seguida será realizado um Sarau com música e poesia

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque