Connect with us

Anápolis

Limpeza Urbana em Anápolis será ampliada

Já em licitação, varrição e coleta de lixo serão estendidos a bairros novos; coleta seletiva também será ampliada

DA REDAÇÃO

A partir de janeiro de 2020, Anápolis deve experimentar novo avanço na qualidade e no alcance do serviço de limpeza urbana. Esta é a expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já que está em curso o processo licitatório para contratação da empresa que será responsável pela execução do trabalho. As principais mudanças em relação ao que existe atualmente são o formato do pagamento, mais racional e responsável, e a ampliação do número de bairros atendidos regularmente.

Conforme o atual contrato de limpeza urbana, o pagamento é realizado por equipe. Com a nova licitação, ele passará a ser feito por metro quadrado executado. “Além de facilitar o controle e permitir uma cobrança mais eficaz por parte da Prefeitura, a própria empresa vai se dedicar mais ao serviço, já que se não o fizer, também não recebe”, explica Jakson Charles, secretário da pasta.

Além da efetividade, o próximo contrato traz importante ganho para a população. É que os serviços de varrição, roçagem, coletas de lixo e de entulhos serão expandidos, alcançando os bairros novos de Anápolis, que não estão contemplados no documento atual. “Estaremos, então, garantindo aos nossos cidadãos o acesso a estes importantes serviços de forma plena e regular”, diz o secretário, lembrando que atualmente estes locais são atendidos por servidores do próprio município e de forma precária.

A poda de árvores também será ampliada com a nova licitação. Hoje, ela é feita por uma única equipe e passará a ter quatro, aumentando a capacidade de atendimento às demandas dos anapolinos. Fundamental do ponto de vista da preservação ambiental, a coleta seletiva é outra a ganhar terreno a partir do próximo ano. Este crescimento deve levar a área de cobertura dos atuais 50% da cidade para 70%.Há ainda a sazonalidade, considerada no contrato a ser assinado. Com ela, a Prefeitura poderá investir mais em aspectos específicos do serviço urbano segundo a época do ano. “O volume de determinado trabalho é menor no período chuvoso e maior na estiagem, por exemplo, e é importante podermos ajustar o serviço à  necessidade”, fala Jakson.

Trâmite

O processo licitatório do serviço limpeza está em fase de avaliação de recursos. O próximo passo é a abertura dos envelopes de preços, seguido de novo prazo recursal. A expectativa é que todas as etapas legais sejam realizadas e concluídas até o início de janeiro de 2020, permitindo a assinatura do novo contrato, que terá validade de um ano com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos.

Fonte: www.anapolis.go.gov.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque