Connect with us

Goiás

Agrodefesa autoriza antecipação do plantio de soja da safra de verão

A medida tem caráter excepcional, com validade somente para a safra de soja 2019/2020

DA REDAÇÃO

O início do plantio de soja na safra de verão em Goiás foi antecipado para o dia 25 deste mês, conforme Instrução Normativa nº 2, de 3 de setembro de 2019, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A medida, assinada pelo presidente José Essado Neto, foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição de quarta-feira, dia 4.

A medida tem caráter excepcional, com validade somente para a safra de soja 2019/2020. Com isso, o vazio sanitário estabelecido pela Instrução Normativa nº 8/2014 para o período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, fica reduzido em apenas seis dias e continua até o dia 24 deste mês, o que significa que até esta data não pode haver plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas na safra anterior.

Justificativas

O presidente da Agrodefesa, José Essado, explica que a decisão de antecipar em seis dias o plantio da nova safra de verão teve como base os procedimentos adotados por estados vizinhos a Goiás e pedidos formalmente apresentados por entidades representativas dos produtores rurais. Outro fator considerado foi a importância da cultura para a economia de Goiás, pela geração de empregos, incremento dos negócios e obtenção de divisas com as exportações.

Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos limítrofes de Goiás, o vazio sanitário da cultura da soja termina no dia 15 de setembro de cada ano, conforme Portarias e Instruções Normativas dos órgãos de defesa daqueles Estados. Isso significa que os plantios naqueles estados poderão ser iniciados no dia 16 deste mês. Goiás optou por estabelecer a data de 25 de setembro para início da semeadura, ou seja, dez dias após o início do plantio nos Estados vizinhos.

O dirigente da Agrodefesa também levou em consideração as solicitações formais apresentadas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg; Associação Goiana dos Produtores de Algodão – Agopa e pela Associação Goiana dos Produtores de Soja – Aprosoja/GO, para antecipação do início da semeadura da soja em Goiás.

Fonte: www.goias.gov.br

Assessoria de Comunicação Agrodefesa
Mais informações: (62) 3201-3546

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque