Connect with us

Meio Ambiente

Número de incêndios já é 40% maior que o do ano passado

Queimadas em áreas urbanas são a principal causa. Atear fogo é Crime Ambiental penalizado com até 4 anos de prisão e multa.

Por Priscila Marçal

O Corpo de Bombeiros de Goiás já registrou um aumento de 40% nos casos de incêndios neste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. De abril a junho de 2018 foram 1.500 registrados incêndios, já em 2019 já são 2.011.

Segundo o Tenente Coronel Ricardo Silveira Duarte, comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Anápolis este aumento tem uma explicação. “Neste ano, Goiás teve um período chuvoso mais prolongado o que resultou no aumento da vegetação, quanto maior a vegetação, maior o fogo”, explicou.

Quando o comandante fala em vegetação não está se limitando apenas ao Cerrado, mas inclui o mato em lotes já que, segundo os bombeiros, é a maior causa dos incêndios que a corporação atende. “99% dos casos são provocados por alguém que resolve atear fogo a um lote baldio ou ao lixo”, disse o coronel que sugere que neste período crítico de incêndios, as pessoas evitem queimadas.

É importante lembrar que provocar queimadas é Crime Ambiental, que pode ser penalizado com 2 a 4 anos de reclusão e aplicação de multa, calculada em juízo. “Nós pedimos que quem avistar alguém provocando fogo em lotes, lixo ou próximo a fazendas denuncie. Muitas pessoas já foram penalizadas e mudaram esse hábito que pode resultar em uma tragédia.”

Afogamentos

Além da grande quantidade de incêndios, em julho os Bombeiros enfrentam o aumento nas ocorrências de afogamentos, já que é um período de férias, quando muita gente viaja para lagos, cachoeiras ou até mesmo em piscinas particulares.

“Existe uma consciência maior na prevenção de afogamentos, mas o acidente acontece quando a prevenção falha. É aquele que sabe nadar que se arrisca e acaba sofrendo um acidente que pode ser fatal”, explica TC Ricardo.

Para que esses acidentes não aconteçam com crianças, o bombeiro sugere que a família use uma corda para delimitar a área de banho, dessa maneira fica mais fácil para vigiar as crianças.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque