Connect with us

Anápolis

Funcionários públicos entram na luta contra dengue

Quase 350 pessoas estão nas ruas para fazer uma varredura e acabar com possíveis locais que possam acumular água. Essa é a força-tarefa organizada pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, em parceria com o Corpo de Bombeiros, militares da Ala 2, Corpo de Bombeiros e Regional de Saúde Pirineus. O objetivo da campanha Anápolis contra o Aedes é visitar cerca de 120 mil imóveis na cidade.

O trabalho dos profissionais é bem definido, visitar as residências e fazer a vistoria do imóvel. Caso algum criadouro seja encontrado, imediatamente é eliminado. Além disso, o morador é orientado. “Precisamos da colaboração da população. Toda semana, o morador tem que fazer a vistoria do quintal. Jogar fora a água que pode estar acumulada em recipientes que podem abrigar a larva do mosquito. Queremos fazer a educação em saúde, junto à comunidade anapolina para evitar o agravo referente ao Aedes Aegypti”, disse a coordenadora municipal do Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Érica Dias.

A força-tarefa começou na sexta-feira passada e vai até a próxima sexta, 23. Os números do primeiro dia surpreendem: mais de 19 mil residências e comércios visitados e 19 focos de mosquito foram identificados e eliminados. Um número ainda é considerado preocupante, cerca de 30 moradores não autorizaram a entrada dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. “Por isso é importante a comunidade participar desse momento de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nossos agentes estão com coletes, devidamente identificados”,  informa Érica Dias.

Nesta segunda-feira, as equipes estão espalhadas pela região da grande Jaiara. Até o fim desta semana, todos os bairros da cidade devem ser visitados. Na manhã de hoje, a casa da dona Zilda Santana foi visitada. Ela recebeu a equipe com um sorriso no rosto e logo permitiu a entrada dos agentes. “Eu tenho muitas plantas, mas não deixo água acumulada em pratinhos debaixo dos vasos. Eu faço a minha parte. Diariamente vistorio o quintal, não deixo água parada, elimino a água até daquele recipiente que fica embaixo da geladeira. Dengue aqui não!”, diz dona Zilda.

Fonte: ASCOM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque