Connect with us

Brasil

Washington: Jair Bolsonaro destaca fortalecimento da união entre Brasil e EUA

O presidente Jair Messias Bolsonaro participou na noite deste domingo (17), em Washington, Estados Unidos, de jantar oferecido pela embaixada do Brasil, que contou com presença de formadores de opinião brasileiros e americanos. Na ocasião, Bolsonaro enfatizou que democracia e liberdade são fatores essenciais que unem os dois países, e que é de extrema importância o fortalecimento de uma diplomacia em favor da democracia no Ocidente.

Em sua fala, o presidente compartilhou também o objetivo de fortalecer o comércio bilateral, sublinhando que os EUA são, atualmente, o segundo maior mercado para os produtos brasileiros.

O porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros, conversou com a imprensa durante o jantar e reforçou que a missão brasileira nos Estados Unidos tem como objetivo mostrar que o Brasil está se tornando, a cada dia, um livre mercado. O porta-voz citou como exemplo o sucesso doleilão de aeroportos na última sexta-feira (15), que demonstrou o grande interesse de empresas estrangeiras em operar no Brasil, com injeção direta de capital na economia do país.

Acordos

O porta-voz apontou que devem ser assinados acordos na área de tecnologia e  também na militar. Um deles é sobre o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, que contemplará compartilhamento de tecnologia com os EUA para, entre outros objetivos, realizar lançamentos de veículos não tripulados e satélites.

Questionado sobre qual seria o ponto alto da visita aos americanos, o porta-voz destacou o reconhecimento do Brasil como líder da América Latina; como a oitava economia do mundo; e como grande potência que tem todas as possibilidades de deixar de ser o país do futuro e ser o país do presente.

Sobre a sequência da agenda de reformas no país, Rêgo Barros reafirmou que a proposta da Nova Previdência dos militares deve ser entregue até quarta-feira (20).


Agenda

Hoje (18), o presidente Jair Bolsonaro concede audiência a Henry “Hank” Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA e ainda participa do painel “O Futuro da Economia Brasileira”, realizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. À noite, o Conselho Empresarial Brasil-EUA oferece jantar ao presidente.

O primeiro compromisso da terça-feira (19) é um encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao meio-dia, o presidente brasileiro será recebido na Casa Branca pelo presidente americano Donald Trump. Haverá um encontro privado entre os dois mandatários, um almoço de trabalho e ainda uma reunião ampliada com a comitiva brasileira e autoridades americanas. Na sequência, os presidentes participam de uma conferência de imprensa.

No mesmo dia, Bolsonaro visita o Cemitério Nacional de Arlington e participa de cerimônia de deposição floral no Túmulo ao Soldado Desconhecido, reúne-se com lideranças religiosas e participa de jantar de trabalho.

Fonte: Planalto

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque