Connect with us

Anápolis

“Nossa idéia é colaborar com o crescimento de Anápolis”, disse presidente da FIEG Sandro Mabel

Por Richelson Xavier

Atrair novas indústrias para Anápolis, implantar o parque tecnológico e consolidar o município em um polo da indústria de defesa, foram as principais pautas discutidas durante a visita do vereador Pastor Elias (PSDB), à Fieg na terça-feira (26). A reunião aconteceu na sede da Federação das indústrias do estado de Goiás e foi acompanhada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Anastácios Apostolos Dágios, que reiterou apoio à fala do presidente da Fieg em transformar Anápolis na cidade do ‘sim’. Na oportunidade, o vereador Pastor Elias convidou o presidente para vir visitar a Câmara Municipal, para levar a mensagem do setor produtivo às lideranças políticas do município.

“Nossa ideia é contribuir com o crescimento da cidade, e não fazer política. Nesse sentido, o diálogo é positivo, sobretudo porque entendemos ser uma opção que os líderes do Legislativo e do Executivo fazem pela atração de novos investimentos e indústrias para o município”, afirmou Sandro Mabel.

Na opinião do vereador Pastor Elias, o presidente da Fieg expôs a dificuldade que Anápolis vem encontrando nos últimos anos para se posicionar de forma mais competitiva frente à outros municípios goianos e pontuou a infraestrutura como um gargalo para cidade. “No Daia Norte temos sérios problemas de fornecimento de energia e telefonia e o Daia 2 é uma enorme fazenda desapropriada, sem asfalto e infraestrutura básica para a instalação de empresas”, afirmou o vereador anapolino.

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) cerca de 900 empresas estão encerrando suas atividades na cidade e migrando as plantas produtivas para outras localidades devido às dificuldades encontradas para empreender no município. “Temos vários exemplos de indústrias nessa situação. Hoje, Anápolis está ‘doente’ e precisa reconhecer isso”, observou Dágios.

O presidente Sandro Mabel pediu o apoio do vereador Pastor Elias para a aprovação de projeto de lei que crie incentivos municipais para a atração de novas indústrias para o município. O objetivo é instrumentalizar a prefeitura municipal com meios para flexibilizar a alíquota de ISSQN e os trâmites para doação de áreas para novas empresas se instalarem na cidade.

COMDEFESA
Outro tema discutido na reunião foi a gestão da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (COMDEFESA), para transformar Anápolis em polo do setor no Brasil.

Nesse sentido, foram apresentadas as tratativas encaminhadas junto ao Governo Estadual para a implantação de parque tecnológico no município, a operação do aeroporto de cargas com direito de uso das indústrias que vierem a se instalar na cidade, a destinação de áreas para o estabelecimento das empresas e a manutenção dos incentivos fiscais aos novos investidores.

No próximo dia 8, uma comitiva goiana vai à São José dos Campos para conhecer a estrutura do setor no local, com visita técnica à uma indústria de aviões que já demonstrou interesse em investir em Goiás.

Com informações da FIEG

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque