Connect with us

Anápolis

ACIA continua sendo referência e recebe certificado de qualidade ISO 9001:2015

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), mais uma vez vira referência para os anapolinos, agora com a migração do sistema de gestão da qualidade NBR ISO 9001:2008, para NBR ISO 9001:2015, com isso à ACIA mostra que não abre mão da excelência na qualidade dos serviços prestados à seus associados, diretores e comunidade em geral.

O reflexo disso tem sido garantido desde 2010, quando a presidência da ACIA adotou para a Entidade um Sistema de Gestão da Qualidade orientado por uma norma internacional, a International Organization for Standardization NBR ISO 9001. Uma meta ousada e pioneira, mas alcançável já que podia contar com uma equipe de colaboradores motivados, comprometidos e sedentos por resultados e que compartilham e vencem riscos e oportunidades diariamente.

Segundo a coordenadora da Qualidade e gerente comercial da ACIA, Nayz Cassia, a fim de manter a certificação, a Entidade não teve dificuldades de fazer as adequações necessárias para a norma NBR ISO 9001: 2015, para isso foram realizadas reuniões com a diretoria da ACIA e ministrados cursos de capacitação junto aos colaboradores a fim de esclarecer sobre as mudanças na norma e também atualização do Manual da Qualidade da Entidade e todos os outros documentos e registros às atividades diárias realizadas na Associação.

Ela também informou que a Auditoria transcorreu de maneira tranquila registrando apenas uma Não Conformidade que para isso tem prazo legal de 60 dias para adequação, mas que as respostas já serão encaminhadas no início da próxima semana. Entre os pontos fortes do processo, a auditoria ressaltou o elevado grau de comprometimento dos colaboradores com o SGQ implementado, em todos os níveis, e a realização das Reuniões Ordinárias da Entidade que ocorrem periodicamente às quartas-feiras com transmissão ao vivo por rede social, o grau de participação da diretoria e o baixo índice de não conformidade.

Certificação garante acordo UEG-ITA

Segundo o presidente da Entidade, Anastacios Apostolos Dagios, o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo Sistema NBR ISO, além de conseguir importantes conquistas para a área comercial da ACIA tem beneficiado a cidade de Anápolis de maneira decisiva.

O presidente explicou que a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira para convênio com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) só foi possível graças a intermediação da ACIA, pois é exigência do ITA a certificação para acordos com outras Entidades, e de todas as partes envolvidas, a ACIA é a única que possui. Também informou que esse fato foi decisivo para a diretoria da ACIA continuar com os investimentos nos processos de treinamento e auditoria do Sistema da Qualidade.

PORQUE A ISO 9001?

É uma norma internacional, traduzida no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, que dentre suas várias diretrizes, orienta padronização e gestão dos processos da entidade que influem na qualidade de seus produtos e serviços, o que é cada vez mais impositivo por parte de nossos associados, e que permite maior competitividade, por ser um diferencial para a entidade no mercado, reforçar o marketing por mostrar ao mercado a preocupação da entidade com a qualidade de seus produtos e serviços.

GANHOS DA ENTIDADE COM O SGQ – ISO 9001

Os resultados vieram e podem ser comprovados, ano a ano, desde sua implementação. As instalações físicas cada vez maior e mais confortável, produtos e serviços ampliados e diversificados com melhoria na comunicação interna e nos processos de trabalho permitindo o resgate de informações com agilidade e arquivo técnico dos trabalhos realizados com aumento de produtividade e competitividade, redução de custos e maior confiabilidade por parte dos associados demonstrado pelo crescente aumento do número desses. Houve diminuição de falhas e duplicidade de ações, desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores para um mercado cada vez mais exigente, conscientização das equipes sobre a importância do papel de cada um na entidade, criação de hábitos salutares de leitura e mudanças de comportamento, entre outros.

“O Sistema de Gestão da Qualidade veio para ficar”, afirma o presidente atual da ACIA Anastacios Apostolos Dagios. Acrescenta que a alternância de presidentes, desde sua implementação, em nada alterou os nobres propósitos da entidade de oferecer um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente e que, agora em 2018, caminha no terceiro ciclo de certificação com louvor, realizando auditorias internas pela própria equipe e externa pela certificadora ICQ Brasil, com grande aprendizado e crescimento para todos. É a soma das partes formadas por colaboradores, clientes, normas, procedimentos padrões, equipamentos, materiais, serviços, etc. todos direcionados à execução correta e no tempo devido para o alcance da qualidade e crescimento da entidade.

Com informações da Ascom/Acia 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Advertisement

Destaque