Connect with us

Saúde

Novembro Azul conscientiza sobre as doenças masculinas

O Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES – Governo de Goiás, realiza ações de saúde no Novembro Azul, campanha de conscientização das doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

A programação incluiu a fachada da unidade iluminada de azul; decoração temática nos corredores; abordagens explicativas da Liga Acadêmica de Urologia nas recepções e nos setores; apresentação de orquestra; entre outras ações.

“O homem adulto possui uma certa dificuldade de busca ao acesso à saúde. Isso ocorre principalmente por aspectos culturais e, especificamente em relação à prevenção do câncer de próstata, existe um preconceito com o exame de toque retal, que gera constrangimento na população masculina. O câncer de próstata é uma doença silenciosa que necessita de um diagnóstico precoce para ser tratada com maior chance de sucesso. O exame de toque retal é uma importante ferramenta para auxiliar nesse diagnóstico”, explica Bernardo Barreira, médico urologista e supervisor médico do Hugol.

Apesar de o atendimento não ser voltado para o tratamento do câncer, o hospital recebe um alto número de visitantes e possui colaboradores que se encaixam no perfil do público-alvo da campanha, que ocorre nesse mês devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata,  17 dce novembro. Por isso as ações são necessárias e compõem o calendário fixo de educação em saúde do Hugol.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com uma estimativa de mais de 68.000 novos casos no ano de 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Mais informações: (62) 3270-6471

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque