Cármen Lúcia e Marconi se reúnem para discutir crise prisional em Goiás

Richelson Xavier
Janeiro 8, 2018

O governador Marconi Perillo, o secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e o diretor-geral de Administração Penitenciária, Coronel Edson Costa, se reuniram na manhã desta segunda-feira (08/01) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia.

A reunião foi realizada no Tribunal de Justiça de Goiás e contou com a presença do presidente do TJ, desembargador Gilberto Marques.

Goiás é o estado geoestratégico que, pela localização e próximo ao Distrito Federal, tem sido alvo de uma intensa operação de crime organizado. Este é um fenômeno profundamente articulado e poderoso, diz o titular da SSP, Ricardo Balestreri.

“Os fenômenos dentro dos presídios não são meramente por espaço mas, sim, por disputa de mercado”, declara.

No encontro, o governador avaliou a efetividade das medidas adotadas após a rebelião de presos no regime semiaberto da Colônia Agroindustrial de Aparecida de Goiânia e a decisão do juiz federal em Goiás Leão Aparecido Alves pela transferência de presos da unidade para presídios federais.

Ele ainda reforçou a necessidade de investimentos por parte do Governo Federal em segurança pública e sistema penitenciário.

Marconi também falou sobre a criação da Diretoria-Geral da Administração Penitenciária, comandada pelo coronel Edson Costa, e destacou a decisão da Justiça de transferência dos detentos mais perigosos para presídios federais.

Na reunião, Marconi também reforçou que as novas unidades prisionais de Formosa, no Entorno de Brasília, e de Anápolis, na região Central do Estado, estão quase concluídas e poderão ser entregues ainda na primeira quinzena de fevereiro. Também falou sobre obras em Águas Lindas, Novo Gama e Planaltina.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, exaltou a medida que irá segregar e hierarquizar presos em Goiás. “São detentos faccionados e que tumultuam o sistema. Já existe um mapeamento de todas as lideranças. Iremos estancar estas facções dentro do sistema”, diz ele.

You may be interested

Em São Paulo, Baldy entrega 120 moradias do Minha Casa, Minha Vida
8 visualizações
8 visualizações

Em São Paulo, Baldy entrega 120 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Richelson Xavier - Janeiro 22, 2018

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, entregou hoje (18) 120 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) contratadas…

PLACAR GERAL 104,9
50 visualizações
50 visualizações

PLACAR GERAL 104,9

Richelson Xavier - Janeiro 21, 2018

Perdeu as notícias de ontem? Leia o que foi destaque Em São Paulo, Baldy entrega 120 moradias do Minha Casa,…

PLACAR GERAL 104,9
100 visualizações
100 visualizações

PLACAR GERAL 104,9

Richelson Xavier - Janeiro 20, 2018

Perdeu as notícias de hoje? Leia o que foi destaque Temer assina projeto que estabelece regras para privatização da Eletrobras…

Leave a Comment

Your email address will not be published.