Connect with us

Anápolis

Assemae reúne em Anápolis lideranças a favor do saneamento

A cerimônia de abertura do 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento Básico reuniu em Anápolis (GO) nesta quinta-feira, 09/11, autoridades que representam os três entes federativos do Brasil (União, Estados e Municípios), incluindo também a presença de parlamentares, secretários de governo, gestores públicos, técnicos e especialistas do setor. Com este evento, a Assemae busca apresentar soluções que permitam a superação dos desafios, trazendo o saneamento básico para a pauta das administrações municipais.

O vice-presidente da Assemae, Alessandro Tetzner, que na ocasião representou o presidente da entidade, Aparecido Hojaij, reafirmou que a Associação defende o modelo de gestão do saneamento básico, onde o município é o protagonista da transformação social.

Sabemos que os desafios do setor são cada vez maiores, mas os municípios podem encontrar na Assemae o suporte que precisam para a implementação de ações exitosas. Esperamos que os debates provocados por este evento sejam ecoados nos gabinetes de nossos prefeitos e gestores municipais, fazendo com que o saneamento básico se torne prioridade das políticas públicas locais – Alessandro Tetzner

O presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, lembrou os investimentos da instituição realizados em Goiás, que têm como meta a universalização do saneamento básico nos municípios do estado.

Os investimentos chegam aos 150 milhões de reais, considerando o período de abril até dezembro deste ano. Isso demonstra o compromisso da Funasa com o apoio aos municípios para a promoção da saúde pública – Rodrigo Sérgio Dias

Para o deputado federal pelo estado de Goiás, Alexandre Baldy, o saneamento básico deve pautar a agenda de atuação dos agentes públicos e políticos. “A chegada da crise hídrica vem justamente nos alertar sobre a importância de fortalecer o saneamento básico. Sinto-me feliz por ter a oportunidade de contribuir com o setor, buscando mais investimentos para os municípios de nosso querido Goiás”.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, agradeceu pela escolha da cidade para sediar o evento, ressaltando a necessidade de revisar o Pacto Federativo no Brasil. “Temos que enfrentar o problema de frente, pois municípios não podem ficar com a menor fatia dos tributos arrecadados. A solução para o saneamento básico passa pela melhor distribuição dos recursos públicos, incentivando a construção de municípios mais sustentáveis do ponto de vista econômico”.

Foto: Richelson Xavier

Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo, o presidente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura, alertou para os desafios do setor, a exemplo da demanda por altos investimentos, a exigência de profissionais técnicos capacitados e as mudanças climáticas. “Este debate é muito importante para adquirir novos conhecimentos e trabalhar soluções que permitam a gestão eficiente dos serviços”.

Em nome do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia (AGR), Paulo César Pereira, afirmou que o saneamento básico é sinônimo de inclusão social. “Para promover a cidadania da população, precisamos assegurar o acesso a serviços de saneamento de qualidade. Isto requer a aplicação dos recursos públicos com seriedade e planejamento, permitindo a superação de crises como a escassez hídrica”.

Como apoiador institucional do evento, a Associação Goiana de Municípios (AGM) foi representada pelo prefeito de Rialma (GO), Frederico Vidigal, que frisou a estreita relação do saneamento básico com a qualidade de vida da população. “O tema de evento vai de encontro do que buscamos na AGM, incentivando que as nossas cidades se unam para resolver os problemas comuns”.

A programação do evento segue na sexta-feira, 10/11, no auditório do Hotel Park Imperial, com uma nova rodada de debates. O acesso é gratuito e aberto ao público em geral.

Em entrevista, Rodrigo Sérgio Dias fala de sua participação no evento.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque