Connect with us

Brasil

Câmara homenageia os 500 anos da Reforma Protestante

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (31), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. As duas datas são celebradas em 31 de outubro

A Reforma Protestante foi um movimento liderado por Martinho Lutero no século 16. Por meio da publicação de suas 95 teses, ele questionou diversos pontos e dogmas da doutrina da Igreja Católica, propondo mudanças. Lutero teve o apoio de religiosos e governantes europeus, o que gerou uma revolução também social e política.

A homenagem foi solicitada pelos deputados Alan Rick (DEM-AC), Carlos Zarattini (PT-SP), Fábio Sousa (PSDB-GO), Givaldo Vieira (PT-ES), Jefferson Campos (PSD-SP), João Campos (PRB-GO), Josué Bengtson (PTB-PA), Marcos Rogério (DEM-RO), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Professor Victório Galli (PSC-MT), Ronaldo Fonseca (Pros-DF), Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), Stefano Aguiar (PSD-MG) e Takayama (PSC-PR).

Conquistas

As conquistas espirituais são importantes, mas não podemos deixar de citar as conquistas sociais e políticas. Liberdade de expressão, inovação na educação, diferenciação entre Estado e religião, as crenças democráticas e as revoluções. Tudo foi influenciado pela Reforma Protestante. – Fábio Sousa.

Givaldo Vieira afirmou que a ideologia de Lutero também trouxe a valorização à mulher e seu protagonismo na Igreja e no mundo.

Segundo Jefferson Campos, a Reforma Protestante valorizou ainda os movimentos artísticos, a cultura e o desenvolvimento mundial.

Já Alan Rick pediu união e atenção das igrejas para não se desviarem dos ideais propostos por Lutero.

A nossa batalha, hoje, é garantir que as igrejas estejam unidas e atentas para não permitir que o evangelho seja usado para corromper lideranças. Quem está no poder não pode estar apenas pelo poder. – Alan Rick

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que a Reforma Protestante foi um dos mais importantes eventos da história.

As ideias de Lutero iniciaram a reforma de uma sociedade hierarquizada em que o conhecimento e o poder eram privilégio de um pequeno grupo. A reforma promoveu uma horizontalidade embasada na ideia de que todos são iguais em espírito. –  Rodrigo Maia

Fonte: Agência Câmara Notícias’
Edição: Richelson Xavier

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque