Connect with us

Anápolis

Unidade de Pronto Atendimento recebe aparelho de alta tecnologia

Uma pequena quantidade de sangue coletada para exames e resultados fornecidos em aproximadamente dois minutos. Desde esta semana a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Anápolis conta com um analisador portátil dos gases sanguíneos que garante aos profissionais da saúde a possibilidade de oferecer um atendimento ainda com mais exatidão de diagnóstico e rapidez. Para que ele possa ser colocado em operação já nos próximos dias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participam de um treinamento na segunda-feira, 30, na UPA, a partir das 9h.

(Foto: Prefeitura de Anápolis)

O aparelho, de última geração, é o primeiro do tipo na rede pública de saúde da cidade e faz análise de Sódio, Potássio, Cálcio ionizado, Glicose, Hematócrito, Hemoglobina, PH, Pco2, Po2, Tco2, Hco3, Excesso de Base, So2, explica a secretária municipal de Saúde, Luzia Cordeiro. Ela acrescenta que a possibilidade de se realizar exames, à beira do leito, com uma quantidade mínima de sangue, agiliza toda e qualquer ação médica frente ao paciente, impactando diretamente na redução do tempo de internação e custos.

Como funciona

O analisador portátil mostra o resultado quantitativo das análises em aproximadamente 2 minutos com o funcionamento extremamente simples; basta o operador preencher o cartucho com amostra, lacrá-lo e inseri-lo no analisador; isso irá ativar automaticamente o equipamento.

O cartucho descartável contém solução calibradora, que permite a calibração do sistema a cada ensaio, sistema próprio de esgoto, evitando assim, qualquer tipo de contaminação e todos os sensores necessários para a realização das amostras.

O analisador controla, de modo automático, todos os paços do ciclo de análise, incluindo o fluxo dos fluidos no interior do cartucho, calibração, monitoramento contínuo da qualidade e controle térmico nos casos onde este é necessário.

Fonte: ASCOM
Edição: Richelson Xavier

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque