Condenação de Lula repercute no meio político de Anápolis

julho 14, 2017

Deputados e senador anapolinos avaliam decisão do Juiz Sérgio Moro que, pela primeira vez na história, condenou um Ex-Presidente da República. Lula foi penalizado com nove anos de prisão, mas pode recorrer em liberdade

 

Sentença do Juiz Federal Sérgio Moro condenou a nove anos e seis meses o Ex-Presidente Lula, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no processo sobre a cobertura triplex, no Guarujá-SP. Lula, que é uma das maiores estrelas do Partido dos Trabalhadores, exerceu a Presidência durante dois mandatos, de 2003 a 2010 e elegeu sua sucessora, Dilma Rousseff, também do PT, que teve o mandato cassado pelo Congresso Nacional. Mesmo com as denúncias e processos que enfrenta na Justiça, Lula aparece nas pesquisas como um dos favoritos para a eleição à Presidência, em 2018. A defesa dele considera que a decisão do Juiz Sérgio Moro foi política.
A condenação de Lula teve ampla repercussão, principalmente, no meio político anapolino. O Deputado Federal Rubens Otoni (PT), diz que está tranquilo com o que deve ocorrer daqui para a frente, uma vez que, segundo ele, será demonstrado que o Lula foi condenado sem provas. “Querem retirar o direito das pessoas de escolherem o Presidente da República”, diz, acrescentando que o petista está bem posicionado em todas as pesquisas e seria este o fato que tem incomodado tanto. “Vamos reverter esta situação e estaremos amparados com o anseio popular”, acredita.
O Deputado Federal Alexandre Baldy (PODEMOS), também comentou, através de sua rede social, a condenação de Lula pelo Juiz Sérgio Moro: “Esta é apenas a primeira condenação de Lula. Ele está envolvido em outros processos e, com certeza, outras condenações chegarão, somando-se aos nove anos e meio de prisão. Todas essas respostas da Justiça são muito importantes no combate à corrupção e mostram à população que estamos juntos na luta contra a impunidade”, enfatizou o parlamentar.
O Senador Ronaldo Caiado (DEM), em entrevista coletiva, disse: “A sociedade brasileira vê, hoje, a Justiça sendo aplicada a quem já foi Presidente da República, a mais alta instituição do País. É uma demonstração de que o Brasil se adequa às práticas das democracias mais desenvolvidas. Uma demonstração de que aqui tem lei e ela está sendo aplicada a quem quer que seja”.
O senador ressaltou que durante todo o processo foi respeitado o direito ao contraditório e todas as etapas que garantem um julgamento equilibrado ao réu. “O juiz Sérgio Moro se cercou de todas as prerrogativas de modo que amanhã ninguém poderá insurgir quanto à legitimidade do processo”, ponderou.
O Deputado Estadual Carlos Antônio (PSDB), também, registrou a sua opinião em relação à condenação do Ex-Presidente Lula: “É o primeiro ato de uma peça de muitos atos. Sinaliza para a população brasileira que ninguém é imune à punição pela Justiça nesse País”, enfatizou o parlamentar.
PRISÃO
Embora condenado na Lava Jato, Lula não será preso, em razão de que a condenação é de um juiz de primeira instância. Para que a pena seja executada, é preciso que a decisão monocrática do Juiz Sérgio Moro seja confirmada por um colegiado que, no caso, é a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Esta turma é composta pelos desembargadores João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor Laus. Serão eles os responsáveis por revisarem as decisões de Sérgio Moro.
A decisão do Juiz Sérgio Moro também não fere a inelegibilidade de Lula, que só poderia acontecer, também, mediante uma condenação em segundo grau.

Texto  extraído do jornal contexto

You may be interested

Saneago anuncia nova interrupção de abastecimento de água em Anápolis
Anápolis
81 visualizações
Anápolis
81 visualizações

Saneago anuncia nova interrupção de abastecimento de água em Anápolis

Wendell Vieira - julho 19, 2017

A Saneago informa que, nesta quarta-feira (19), serão realizadas três manutenções na adutora Piancó, para retirada de dois vazamentos na…

Convalidação de incentivos fiscais é aprovada no Senado
Brasil
14 visualizações
Brasil
14 visualizações

Convalidação de incentivos fiscais é aprovada no Senado

Wendell Vieira - julho 19, 2017

Matéria, agora, segue para sanção presidencial. Estados poderão continuar com suas políticas de atração de investimentos Senado aprovou na última…

Mais rapidez para tratar o câncer
Anápolis
52 visualizações
Anápolis
52 visualizações

Mais rapidez para tratar o câncer

Wendell Vieira - julho 19, 2017

Anápolis conta com mais um dispositivo legal para reforçar o amparo imediato aos pacientes portadores da doença O Município de…

Leave a Comment

Your email address will not be published.