Connect with us

Ciência

CERRADO – Um poderoso bioma capaz de ressuscitar das cinzas

CERRADO – Um poderoso bioma capaz de ressuscitar das cinzas

A velocidade da emissão de novos brotos vigorosos nas plantas é impressionante.
O fogo que incendeia naturalmente o Cerrado em certas épocas do ano, no ápice da seca, encontra em suas plantas algumas excelentes adaptações que lhes permitem resistir à destruição,como por exemplo, a grossa camada externa de cortiça nos caules, que serve como um poderoso insolante térmico. Se examinarmos as árvores que aparentam terem sido destruídas pelo fogo, conseguiremos identificar alguns ramos verdes originados de gemas caulinares que ficaram protegidas pelo “escudo” de cortiça.

Apesar de estarem em ambiente seco, as plantas do Cerado não apresentam falta de água, imprescindível às atividades metabólicas necessárias aos processos fisiológicos que garantem o equilíbrio homeostático para mantê-las vivas, pois, possuem raízes que penetram profundamente no solo até alcançarem o lençol freático, geralmente situado entre 5 e 18 metros de profundidade. Outra particularidade de muitas plantas é que suas raízes crescem lateralmente nas proximidades da superfície , aumentando a área das raízes. Como a ação do fogo não impacta drasticamente sob o solo, elas permanecem vivas.

A velocidade da emissão de novos brotos vigorosos nas plantas do Cerrado,após as queimadas, é impressionante,pois bastam algumas poucas semanas e o cenário acinzentado deixado pelo fogo é substituído pelo verde. Essa incrível capacidade regenerativa pode ser facilmente observada no Barbatimão.

Observa-se também que em muitas plantas pertencentes ao extrato herbáceo, os órgãos subterrâneos começam a brotar e curiosamente várias espécies iniciam o processo de rebrotamento pela produção de flores, o que significa, que após a devastação do fogo o Cerrado evidencia um jardim natural onde as espécies florescem sequenciadamente. É claro, que as flores passam a atrair um grande número de insetos polinizadores ávidos pelo néctar. Após essa magnifica interação “entomofloral” vem a transformação das flores em frutos, que certamente passam a alimentar muitos animais, além de protegerem as sementes e favorecerem suas dispersões. Brotos tenros e folhas verdes atraem, por exemplo, o veado campeiro e a ema, e é por isso, que para esses animais a estação seca seguida de queimada natural é um prelúdio de um ótimo banquete. O Cerrado é realmente o bioma que ressuscita vigorosamente das cinzas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque