Presidente da SANEAGO nega crise

Segundo Jalles Fontoura, o problema maior é de gestão. Ele garantiu que Anápolis terá prioridade de investimentos.

junho 10, 2017

O presidente da SANEAGO, Jalles Fontoura, disse durante reunião com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, na noite da última quarta-feira, 31, que o problema de água na Cidade, não é a falta de água, mas de gestão do produto. O Município, segundo ele, tem uma perda de cerca de 40%, que está acima da média de Goiás e do Brasil. Ele garantiu que, este ano, não haverá desabastecimento – salvo em casos de eventuais problemas no sistema de distribuição – e que tanto a água, quanto o esgoto, terão os serviços universalizados, ou seja, vão chegar a 100% das moradias.

Jalles Fontoura adiantou que a Empresa fará investimentos superiores a R$ 100 milhões em Anápolis este ano e no ano que vem, sendo que uma dos projetos de maior relevância será a transposição de água do Ribeirão Capivari para o sistema Piancó, que é responsável por cerca de 80% do abastecimento da Cidade. O presidente da estatal, também, adiantou que, para garantir o abastecimento, outras medidas já estão sendo adotadas, como a perfuração de poços artesianos. Além disso, ele destacou a necessidade de se reduzirem as perdas no sistema, inclusive, na própria estação do Piancó.

Quanto, ainda, à questão dos investimentos, Jalles Fontoura relatou que o Prefeito Roberto Naves ofereceu à SANEAGO um crédito de R$ 50 milhões para reforçar e acelerar o cronograma de benfeitorias. Mas, ele observou que as obras serão executadas com as fontes já existentes. O presidente da SANEAGO ressaltou que, tão importante quanto a água, é o investimento em esgoto é fundamental e haverá, também, uma ação direcionada para tornar o benefício acessível a todas as moradias o que, conforme avaliou, terá um grande impacto na saúde pública, como teve em relação à melhoria da saúde bucal da população com a fluoretação da água.

AVTOs

Cobrado pelo presidente da ACIA, Anastácios Apostolos Dagios, em relação às dificuldades para a emissão dos Atestados de Viabilidade Técnico-Operacional (AVTOs), que vêm emperrando o setor da construção civil, o presidente da SANEAGO reconheceu a existência do problema. Disse que espera trabalhar em parceria com o setor produtivo.

Ele não adiantou o que será ou está sendo feito para solucionar a questão O Presidente assegurou que não haverá negativa, mas a empresa dirá “sim”, todavia, com condições. Hoje, muitos construtores são praticamente obrigados a fazer investimentos vultosos para fazer a ligação de água em condomínios residenciais, sem ter nenhuma contrapartida. Uma ideia, segundo Jalles Fontoura, seria criar uma espécie de incentivo, como um “Produzir da água”.

O presidente da SANEAGO frisou que pretende vir com sua equipe mensalmente a Anápolis, para acompanhar os investimentos e verificar as demandas que a Cidade tem e, com isso, estreitar o relacionamento da empresa com a Cidade, relacionamento este que, no passado, chegou a níveis críticos. Por esta razão, tem sido recorrente o debate sobre a municipalização. Jalles Fontoura disse que esta medida não tem se mostrado eficaz nos municípios goianos que assumiram o saneamento.

Texto: Extraído Jornal Contexto

You may be interested

Droga avaliada em cerca de dois milhões de reais é apreendida na BR 153
39 visualizações
39 visualizações

Droga avaliada em cerca de dois milhões de reais é apreendida na BR 153

Richelson Xavier - dezembro 15, 2017

A PRF apreendeu na tarde desta sexta-feira(15) na BR 070, município de Jaraguá, um carregamento de drogas avaliado em cerca…

Grupo Caoa anuncia, em sua fábrica de Anápolis, associação entre Hyundai e Chery para produção de veículo chinês no DAIA
43 visualizações
43 visualizações

Grupo Caoa anuncia, em sua fábrica de Anápolis, associação entre Hyundai e Chery para produção de veículo chinês no DAIA

Richelson Xavier - dezembro 15, 2017

Numa manhã histórica para Goiás e decisiva na consolidação do Estado como um dos maiores polos metais-mecânicos do País, o…

IFG abre inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio para jovens e adultos
15 visualizações
15 visualizações

IFG abre inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio para jovens e adultos

Richelson Xavier - dezembro 12, 2017

Estão abertas a partir desta terça-feira, 12 de dezembro, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, na…

Leave a Comment

Your email address will not be published.