Connect with us

Auto

10 coisas que todo motorista iniciante deveria saber

Passou no exame do Detran e está super feliz? Bom, agora é hora de aproveitar e sair dirigindo por aí, mas, fique atento ás 10 dicas que separamos para você se ainda melhor na direção.

01 – É preciso verificar sempre a água do radiador. Mas, cuidado, não se deve abrir a tampa do radiador com o carro quente, pois, do contrário, você poderá queimar-se com a água que estará em ebulição.

A baixa água no radiador pode fazer com que o carro esquente e você tenha problemas mais sérios com o motor do carro e, convenhamos, essa peça é delicada e o seu conserto costuma ser bem caro.

02- Atenção ao óleo do carro – Assim como a água o óleo é um item de necessidade básica do carro. É ele que garante que o motor tenha menos atrito e portanto, mantenha a temperatura ideal.

O óleo deve ser trocado de tempos em tempos (de acordo com a quilometragem) e em alguns casos, deve ser completado. Fique de olho nas instruções do seu carro, pois o tempo de troca do óleo varia de carro para carro. Na dúvida, leve seu carro em um mecânico de confiança.

03 – Combustível só em postos de confiança – Sempre abasteça em posto de confiança. Alguns postos não possuem combustível de qualidade, o que pode fazer com que seu carro se danifique ou perca potência.

04 – Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias – Os pneus devem ter uma atenção especial. Andar com pneus com pressão abaixo ou acima do recomentado pela montadora pode te colocar em risco ou fazer com que seu pneu se desgaste de forma errada, além de gastar mais combustível. O ideal é calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias.

05- Atenção às luzes do painel – É comum quando começamos a dirigir nos preocupar somente com a rua, as placas e muitas vezes nos esquecemos de verificar as luzes do painel do carro. Parece bobo, mas as luzes do painel do carro podem evitar que problemas mais graves aconteçam. Fique atento à temperatura do carro, à quantidade de combustível e a luz da injeção eletrônica. Estas três luzes podem fazer com que você economize muitos reais.

06 – Reservatório de água do parabrisas – Complete também o reservatório de água do lavador do para-brisas.

07- Complete o tanquinho de gasolina – Se seu carro é flex, de vez em quando deverá completar a gasolina do tanquinho de gasolina.

08 – Verifique a validade do extintor de incêndio – Apesar de não ser mais obrigatório, andar com extintor de incêndio vencido pode ser muito ruim em uma situação de emergência.

09 –  Luzes – esteja atento às luzes do farol, neblina, freio, ré e placa do carro. Elas são luzes imprescindíveis para a comunicação com outros motoristas no trânsito.

Dica: Fique atento ao farol, as vezes o farol alto pode ficar desregulado, o que provoca o ofuscamento da vista do motorista que vem em sentido contrário.

10 – Ao parar o carro, verifique se realmente é permitido estacionar – Essa dica não está relacionada ao carro em si, mas é muito útil aos novos motoristas. Muitas vezes paramos o carro e quando vamos nos dar conta, era proibido estacionar ali. Ao descer do carro verifique se no chão não possui marcações amarelas, rebaixamento da calçada, garagens, e é claro, placas que proíbam estacionar. Assim você evita multas e pontuações na carteira.

Via ApoioCar

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Barra Lateral Posts

Destaque